Programa Orientação e Capacitação Para Instrutores (POPI)
Foto: Reprodução
Esta é a edição brasileira do Curso de Capacitação desenvolvido pelo Órgão de Assistência a Desastres dos Estados Unidos da América (USAID/OFDA), com o apoio da Universidade de Wisconsin e tem sido empregado com pleno êxito em muitos países da América, Caribe, Ásia e Africa. Visa reciclar professores e capacitar profissionais de diferentes qualificações para atuarem na área do ensino/treinamento.
Utilizado inicialmente na área de emergência e desastres, foi introduzido no Brasil - a partir de 1992 - através de convênio da USAID/OFDA com a UDESC.,foi e vem sendo aplicado com grande sucesso em diversas regiões do país, tendo por clientela profissionais liberais, professores, policiais militares, bombeiros, médicos, enfermeiros e outros profissionais envolvidos na área do treinamento. Hoje o Instituto Catarinense de Educação em Emergência e Urgência (ICEU), é a única instituição, que através do NEAT, que possui autorização para continuar propagando o “programa” no Brasil
Sendo um eficiente instrumento de capacitação para adultos, procurou-se adaptar sua metodologia às necessidades de reciclagem e aprofundamento didático-pedagógico de professores e instrutores que trabalham na área do ensino profissionalizante.

FINALIDADE
Capacitar os participantes no Método de Ensino Interativo de Aprendizagem, dando-lhes informações úteis para a melhora de sua performance como instrutores.

OBJETIVO DE DESEMPENHO
Os participantes, individualmente e em grupo, fazer apresentar 2 (duas) a 3 (três) apresentações, usando efetivamente o Método de Ensino Interativo de Aprendizagem e utilizando as técnicas propostas neste curso.

OBJETIVOS DE CAPACITAÇÃO
1. Comunicar-se efetivamente utilizando o Método de Ensino Interativo de Aprendizagem.
2. Descrever o que é informação e capacitação.
3. Descrever o Método de Ensino Interativo de Aprendizagem e seus principais modos.
4. Preparar e utilizar os meios audiovisuais de acordo com o método.
5. Apresentar aulas simuladas.

CLIENTELA
Profissionais envolvidos em atividades de treinamento, capacitação e educação e que, em sua formação básica, não apresentem formação didática.

METODOLOGIA

Será utilizado uma metodologia de ensino altamente participativa, com demonstração e prática. Os participantes farão apresentações individuais e em grupo que reforçarão o método usado.
Serão usados manuais de trabalho e recursos audiovisuais, enquanto facilitadores do processo ensino aprendizagem..
As técnicas a serem utilizados foram selecionadas tendo em vista a consecução dos objetivos de capacitação e os de desempenho.
O corpo de professores é formado por profissionais com conhecimento do processo ensino-aprendizagem no Método de Ensino Interativo, tendo participado de curso de treinamento em diferentes regiões do Brasil.

CARGA HORÁRIA
O curso tem a carga horária total de 60 horas/aula

DISCIPLINAS

Introdução
Informação e Capacitação
Habilidade de Comunicação e Oratória
Finalidade e Objetivos
Plano de Aula
Meios Audiovisuais para Comunicação
Método de Ensino Interativo
Equipamentos de Meios Audiovisuais
Dinâmica de uma Sala de Aula
Avaliação e Provas
Apresentações

EMENTA DO CURSO:

INTRODUÇÃO
Permite que os alunos, professores e pessoal de apoio se conheçam. Apresenta a finalidade, o objetivo de desempenho, os objetivos de capacitação, os materiais do curso, o conteúdo e a agenda.

INFORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Esta disciplina esclarece os conceitos de informação e capacitação, segundo sua finalidade, a tarefa que satisfaz, transmissão e duração do conhecimento, o qual será uma linha mestra deste curso.

COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA

Nesta lição são abordadas as atitudes pessoais e profissionais dos participantes, as quais devem ser desenvolvidas mediante o estudo e a prática. A comunicação é o instrumento mais importante de que o instrutor dispõe, conseqüentemente, a eficácia do ensino-aprendizagem muito depende deste componente.

FINALIDADE E OBJETIVOS
Esta lição descreve a importância de termos clara a finalidade e os objetivos, pois é através deles que definimos o quê e para quê. Um objetivo é o produto ou resultado que se deseja alcançar. Esta lição aborda o tratamento das características e dos componentes dos objetivos, a forma correta de enunciá-los e redigí-los.

PLANO DE AULA
É uma importante ferramenta para o instrutor. O plano de aula, como guia, permite ao instrutor organizar seu trabalho de acordo com os objetivos, as características dos participantes, os conteúdos e os recursos de que dispõe. Ajuda a preparar e apresentar a aula numa sequência lógica e a mantê-la o de acordo com os objetivos.

MEIOS AUDIOVISUAIS PARA A COMUNICAÇÃO
Esta é uma aula importante para todos os participantes, pois descreve em detalhes a utilização dos meios audiovisuais mais usados na capacitação como o retro projetor, o papelógrafo, o álbum seriado, quadro de giz, projetor multimídias e ainda traz instruções para elaborar um bom meio audiovisual, seus truques e cuidados com cada um deles.

MÉTODO DE ENSINO INTERATIVO
Esta lição apresenta o Método de Ensino Interativo - MEI, bem como seus modos Apresentação Interativa - AI e Demonstração e Prática D/P e também aborda outros métodos de ensino como Autodidático e Magistral.

EQUIPAMENTOS DE MEIOS AUDIOVISUAIS
Os participantes devem dominar a dinâmica do uso dos equipamentos audiovisuais bem como seus acessórios. Devem conhecer as vantagens e desvantagens de cada um, sua manutenção básica e saber resolver os problemas mais comuns.

DINÂMICA DE UMA SALA DE AULA
Além de apresentar claramente os objetivos, respeitar uma sequência lógica na apresentação e dominar os conteúdos, o instrutor deve conhecer e manejar o ambiente físico de uma sala de aula.

AVALIAÇÃO E PROVAS
A avaliação é um tema polêmico na educação; porém no Método de Ensino Interativo este problema não existe, pois a avaliação está intimamente ligada ao objetivo. A prova, como um instrumento de avaliação, será analisada sob os aspectos da confiabilidade e da viabilidade, bem como os seus diferentes tipos.

APRESENTAÇÕES

É o ponto fundamental do Método de Ensino Interativo, pois é neste momento que os participantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e poderão através da autoavaliação identificar os pontos a melhorar.

Cursos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web