Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância - 07
INTRODUÇÃO

Algumas crianças doentes têm de regressar para que o profissional de saúde as veja de novo. Terá de ser dito às mães quando devem voltar para a consulta de retorno (por exemplo, em dois dias ou em 14 dias).

Na consulta de retorno, o profissional de saúde pode ver se a criança está melhorando com o medicamento utilizado ou outro tratamento prescrito. Algumas crianças talvez não respondam a um antibiótico em particular ou antimalárico que lhes foi prescrito e podem precisar de um segundo medicamento. As crianças com diarréia persistente também precisam que o profissional de saúde volte a vê-las para ter certeza de que a diarréia terminou. As crianças com febre ou infecções locais que não melhoram também devem ser vistas de novo. As consultas de retorno são especialmente importantes para as crianças com problemas de alimentação a fim de assegurar que elas estão se alimentando de maneira adequada e aumentando de peso.

Como a atenção contínua é importante, o serviço de saúde deverá fazer os arranjos necessários para que as consultas de retorno sejam convenientes para as mães. Na medida do possível, as mães não deverão ficar na fila para esperar que sejam atendidas. Alguns serviços de saúde empregam um sistema mediante o qual é fácil encontrar os históricos das crianças que foram agendadas para uma consulta de retorno.

Em uma consulta de retorno, os passos são diferentes daqueles da primeira consulta da criança por um problema. Os tratamentos administrados na consulta de retorno geralmente são diferentes daquelesadministrados na consulta inicial.
Sala de aula - Técnico Enfermagem - Saúde da Criança
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web