Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos
Apresentação

A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças brasileiras. Mais do que isso, são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida.
 
Esta publicação é mais uma contribuição do Ministério da Saúde para a materialização desse direito. Destina-se à capacitação técnica dos diversos profissionais que atuam no campo da alimentação infantil, principalmente os profissionais nutricionistas e as Equipes de Saúde da Família.

O conteúdo deste Guia é bem abrangente. Parte de uma compilação das evidências científicas mais atualizadas sobre a alimentação das crianças pequenas e apresenta um diagnóstico da situação alimentar e nutricional dos menores de dois anos. O texto inclui percepções, práticas e tabus alimentares das diferentes regiões do país e proporciona orientações e recomendações para a melhoria do quadro apresentado.

Estas são apropriadas para a riqueza e a diversidade da nossa cultura alimentar.
Para o levantamento das informações regionais e elaboração das recomendações, contamos com a colaboração de pesquisadores, de grupos acadêmicos e dos técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde de todos os estados da federação e, ainda, com o apoio inestimável da Organização Pan-Americana da Saúde.

Agradeço a todos que participaram deste processo.

José Serra
Ministro da Saúde
Sala de aula - Técnico Enfermagem - Saúde da Criança
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web