Curso Prevenção
APRESENTAÇÃO

          Muitas vezes desejaríamos que as drogas simplesmente não existissem, principalmente quando vemos pessoas a quem amamos sofrendo e nos fazendo sofrer por estarem envolvidas com drogas. Entretanto, elas existem. O que podemos fazer é tentar evitar que as pessoas se envolvam com essas substâncias. Os que já se envolveram, podemos ajudá-los a evitar que se tornem dependentes. Para aqueles que já se tornaram dependentes, cabe-nos oferecer os melhores meios para que possam abandonar a dependência. Se, apesar de todos os nossos esforços, eles continuarem a consumir drogas, temos a obrigação de orientá-los para que o façam da maneira menos prejudicial possível, mantendo a esperança de que estejam atravessando uma fase difícil e necessitando, portanto, de nosso apoio.

       Levantamento feito junto às famílias que procuram o serviço de orientação oferecido pelo PREVINE - Programa de Redução da Violência, do uso de Narcóticos e Entorpecentes. apontaram a necessidade de materiais informativos sobre drogas.
Dentre as propostas apresentadas pelos 2000 participantes da sociedade civil no I Fórum Nacional Antidrogas, ocorrido em novembro de 1998, destacam-se: a necessidade de ações concretas de informação e prevenção, valorizando a pessoa e a família; a qualificação de recursos humanos que atuam na área por meio de capacitação; e a divulgação de materiais informativos sobre drogas.

         Diante esses fatos, lança-se uma cartilha para orientar as famílias e posicionar o Estado quando a família está ausente. Outrossim, convém lembrar que no mês de junho de 1998, o Excelentíssimo Presidente da República, atendendo convocação das Nações Unidas e participando de memorável Assembléia Especial, entendeu, relativamente à questão das drogas ilícitas, em aderir ao princípio da responsabilidade compartilhada entre os Estados-membros. Mais ainda, o Brasil comprometeu-se, dentro em dez anos, com a eliminação do flagelo representado pelas drogas.

         Diante de tal contexto, procurou a Secretaria de Estado de Segurança do Estado do Amazonas – SESP, em parceria com a SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas, balizada pela regra fundamental da necessidade da cooperação para enfrentamento da questão do uso indevido de drogas, buscar, parceria com o escritório do Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional de Drogas - UNDCP. A SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas preconiza, recomenda e incentiva:
Sala de aula - Técnico Enfermagem - Drogas
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web