Alergia ou Intolerância ao leite?
Não confunda os dois, porque são bem diferentes. Intolerância é quando o sistema digestivo não consegue quebrar o carboidrato de um alimento, que gera um mal-estar na barriga. Alergia envolve uma reação do sistema imunológico à proteína do leite e os sintomas podem aparecer na pele, respiração ou no conjunto gastrointestinal.
Para não gerar confusão, vamos falar dos intolerantes à lactose: pessoas que possuem deficiência ou ausência da enzima lactase, que digere o açúcar do leite.
O que acontece é que a lactose ‘não quebrada’ chega ao intestino grosso inteira, e ao ser fermentada por bactérias, começa o mal-estar.
Para essas pessoas, alimentar-se de laticínios e derivados provoca sintomas desagradáveis, como gases, dores de barriga, inchaço abdominal, diarreia ou constipação. Quanto maior for a quantidade ingerida, maior será o mal-estar.
Como diagnosticar
Levar apenas os sintomas em consideração, dificulta o diagnóstico. Existem exames apropriados. O médico oferece no laboratório uma quantidade específica de lactose. Então, verifica a glicose no sangue: se não aumentar em alguns minutos, é sinal de que o açúcar do leite foi bem absorvido e então não há intolerância.

Como adaptar a dieta
A soja é sempre a mais lembrada para suprir o leite, mas não é boa ideia tirar os laticínios de vez, porque o corpo vai entender que não precisa mais produzir as enzimas que digerem esses alimentos.
Você também optar pelos derivados do leite que são bem mais aceitos pelos intolerantes, como iogurte, por exemplo. Queijos fortes como o cheddar ou roquefort também são melhores pedidas do que queijos frescos, como o de minas, que possui mais lactose.
Bom, você precisará caprichar em outros alimentos ricos em cálcio:

Fonte: Saúde Física

Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web