Carnaval: M.S. lançou campanha contra a Aids nesta sexta-feira (25)
Reprodução: Site Cofen
Segundo o ministro Alexandre Padilha, a maior preocupação do governo federal este ano são as jovens, entre15 e 24 anos, que vivem em famílias de baixa renda.

"O nosso foco é a mulher jovem. Já na formulação da campanha, nós fizemos um grande esforço de ouvir meninas, adolescentes, jovens, que expressaram para nós que não conhecem ninguém que teve Aids, ou ninguém que convive com HIV, ou seja, não conviveram com todo o esforço de enfrentamento na luta contra a Aids”, explicou o Ministro.

De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, a campanha de carnaval vai ter duas fases. Antes da folia, o foco vai ser na importância do uso da camisinha e a sugestão de que cada folião já chegue na festa com seu preservativo no bolso. Depois do período da festa, o objetivo será estimular os foliões que tiveram relação desprotegida a fazer o teste HIV.

Para Alexandre Padilha o diagnóstico precoce é fundamental: “eu acredito que nós temos uma estabilidade da epidemia, mas ainda há um número importante de óbitos. Então, o diagnóstico precoce do HIV e AIDS é fundamental no tratamento. Diagnosticar a doença o mais cedo possível vai ser nossa grande prioridade ao longo desses quatro anos.”

A campanha de carnaval contra a Aids será lançada na quadra da escola de samba carioca Salgueiro. Durante o evento, o ministro da Saúde vai fazer o teste de Aids, cujo resultado sai em 15 minutos.

Fonte:
Ministério da Saúde
25/02/2011 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web