Após o fim da greve, preocupação agora é com a reposição das aulas em SC
Foto:Daniel Conzi / Agencia RBS
Dos 200 dias letivos, obrigatórios por lei, 70 foram cumpridos antes da greve. Dos 62 dias de 41 eram de aulas. Para fechar as contas, o calendário escolar, que poderia terminar em novembro, vai até 30 dezembro. A diretora de Educação Básica, Gilda Mara Penha, afirmou que os professores que retornaram ao trabalho até o começo de julho — quando a maioria das assembleia regionais indicou o fim da greve — conseguem repor neste prazo.

— Já os que ficaram os 62 dias parados vão ter mais dificuldade — observou.

Ela apontou o Instituto Estadual de Educação como um termômetro do que pode acontecer. A escola cumpriu apenas um trimestre de aulas, ainda faltam dois. Entre as regiões que podem ter o mesmo problema estão Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Tubarão, Laguna e Chapecó. De acordo com ela, nesses casos, os colégios terão que buscar alternativas para cumprir os 200 dias letivos.

A diretora informou que será feito um acompanhamento da reposição. Para isso, haverá reuniões mensais, com os gerentes educacionais. A primeira está marcada para agosto. A diretora pediu aos pais que também acompanhem a situação das aulas. Sobre os alunos de terceirão, ela observou que os professores, mesmo que tenham voltado insatisfeitos para a sala de aula, precisam colocar o estudante em primeiro lugar, conciliando a recuperação dos dias parados com o conteúdo perdido.

— O prejuízo já aconteceu. Vai ser preciso um esforço redobrado dos professores. Nosso compromisso agora é com o aluno — ressaltou.

Como fica o calendário

— Aulas até 30 de dezembro. A escola que tiver dificuldade para fechar vai precisar encontrar alternativas.

— Dias de semana ficam dedicados exclusivamente para aulas.

— Atividades como feira de ciências, jogos e conselho de classe serão feitas aos sábados.

— Todos os feriados que caem em dia de semana ficam garantidos. Os pontos facultativos de 28 de outubro (dia do funcionário público) e 14 de novembro (que poderia ser emendado com o dia 15, uma terça-feira) terão aulas normalmente.

— Caso um professor falte a aula, ela pode ser usada por outro.

DIÁRIO CATARINENSE
20/07/2011 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web