Profissionais se Reunem Para Enfrentar Situações de Emergências e Calamidades
Pode-se se dizer que o primeiro passo foi dado, a nível regional, no sentido de articular estratégias voltadas para contenção de grandes acidentes e situações de calamidade. Em torno de 200 pessoas, dentre profissionais da saúde e da segurança, socorristas e voluntários, estiveram presentes neste Sábado, 09 de Novembro, nas dependências do Cine Teatro X de Novembro, para participar do 1º. Seminário Microregional de Urgência e Emergência.

O evento foi promovido pela equipe do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em parceria com o Instituto Catarinense de Educação – ICEU, e envolveu diversos órgãos, como a Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil, GRAER, Polícia Ambiental, SAMU e Bombeiros. Além de São Francisco, também se fizeram presentes representantes dos Municípios de Barra do Sul, Araquari, Jaraguá, Brusque, Guaramirim, Garuva, Itapoá, São Carlos e Porto União. Os membros do SAMU de Porto União fizeram um trajeto de 400 quilômetros para participar do evento.

O tema do Seminário: “urgência e emergência”, bem pertinente para o momento, após o último ocorrido com a empresa Global Logistíca, foi abordado através de 04 palestras, 03 no período da manhã e 01 no período vespertino. As palestras foram sobre: Acidentes com muitas vítimas e apoio do GRAER (palestrantes: SAMU E GRAER), Gerenciamento de stress e segurança na cena (palestrante: Vanderlei Santos – Instrutor do ICEU), Catástrofe natural (Palestrante: Alecio L. Pereira – Defesa Civil Estadual), e Acidentes com produtos perigosos (palestrante: Jean Carlo Figueiredo – Perito em segurança do Porto de Itapoá).

Após os debates, foram compostos grupos de trabalho onde os participantes puderam opinar e dar sugestões, sobre as necessidades e desafios de se estabelecer adequada estrutura, para lidar com situações de emergência e risco. A partir das proposições encaminhadas, foi feito documento dirigido aos órgãos competentes. A programação do evento foi concluída com a constituição do Grupo de Força Tarefa da Microregião Norte.

Para Vagner Porcincula, um dos idealizadores do Seminário, que é membro do SAMU e funcionário do Hospital, o evento veio a ocorrer no momento certo, em que todos estavam na expectativa por uma melhor integração, de como as equipes devem estar preparadas para atuar em situações de emergência e calamidade: “Nós do Hospital, já vínhamos nos aprimorando através de cursos, em parceria com o ICEU, e agora tivemos a oportunidade em dar um passo mais além, no sentido de agregar todos os protagonistas que prestam auxílio, nas áreas de saúde e segurança… Estamos muito felizes com a realização do evento e com o resultado”, ressaltou Vagner.

A enfermeira Jéssica Vargas de Moura, funcionária do Hospital Nossa Senhora da Graça, disse que está tendo boas experiências e novas oportunidades de aprendizado, pois, no âmbito do Hospital, já fez os cursos de “Atendimento Pré-hospitalar” e “Suporte básico de vida em cardiologia”. Agora, Jéssica está se aprimorando no “Resgate e socorro para diversos tipos de acidente”. “Para mim este evento tem muita importância no sentido de que, pela primeira vez, estamos podendo conhecer todos aqueles que atuam em situações extremas, assim temos a oportunidade em trocar experiências e nos articularmos melhor”, avalia Jéssica.

Em parceria com o Hospital, o ICEU trouxe quarenta alunos para participar, os quais estão sendo preparados para compor a Força Tarefa de suporte, no caso de acidentes ou calamidades. Vanderlei Santos, que é professor do Instituto e mestre de segurança da família e da comunidade, disse que São Francisco deu um passo importante no atendimento pré-hospitalar, de urgência e emergência, com a preocupação em capacitar seus profissionais para atuarem nas situações mais adversas.
12/11/2013 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web