Fisiopatogenia do Covid-19
Saiu a fisiopatogenia do Covid-19:

A lesão que ele provoca na hemoglobina é condizente com a do plasmódio da malária (retira o ferro da molécula Heme). O ferro livre se deposita nos pulmões e causa as manchas em formato de “vidro fosco”.

Faz todo o sentido agora! As pessoas dessaturam precocemente (antes de fazer pulmão de SARA) porque não tem hemoglobina para carregar O2. Não adianta tubo nessa fase porque os pulmões estão funcionando. Mas depois que os pulmões estão impregnado de “vidro fosco”, o paciente tá lascado.

O negócio é evitar o quebra da hemoglobina com alguma droga (cloroquina?) antes que o doente faça SARA.

Explica também porque a lesão pulmonar é sempre bilateral (o que não ocorre na maioria das pneumonias).

O artigo é só para discussão acadêmica por enquanto. Mas ao que parece a droga capaz de mudar o curso da doença é a cloroquina mesmo. As peças se encaixam. COVID-19 é uma doença hematológica, não pulmonar. Os pulmões não são o órgão-alvo. O sangue é.

As lesões pulmonares são efeito secundário da liberação de íons de ferro com alto poder oxidativo (+3) Isso significa que temos de repensar muita coisa na terapia (além de explicar a razão dos tipos sanguíneos terem prognósticos diferentes, a ocorrência de CIVD, e muitas outras coisas).

Dra. Anna Carolina Hoff
Cirurgião geral, Endoscopista

Dr. Euvaldo Jaqueto Junior
Angiologista, Cirurgião vascular
Vídeos
13/04/2020 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web