Unifor produzirá leite para combater diarreia
O alimento deverá ser distribuído daqui a cinco anos pelo Ministério da Saúde, de acordo com estimativas

A diarreia ainda mata muitas crianças entre um e cinco anos, no Ceará. Trata-se da terceira causa da mortalidade infantil, o que ainda é muito significativo, apesar da redução nos últimos anos. Para combater a diarreia infantil, a Universidade de Fortaleza (Unifor) vai produzir um tipo de leite enriquecido com proteínas humanas.

O projeto, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), consiste em usar cabras transgênicas para obter o alimento rico em lisozima e lactoferrina, proteínas existentes no leite materno que têm propriedades antibióticas e antimicrobianas. Para tanto, a Universidade já conseguiu a autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para criar linhagens transgênicas de caprinos.

Por enquanto, o projeto está na fase inicial. O leite, importado da Universidade da Califórnia, em Davis, que é parceira, está sendo testado no Ceará em animais suínos e in vitro. Segundo a bióloga da Unifor, Luciana Bertolini, os resultados foram bons. "Nós obtivemos respostas positivas".

Além disso, os cientistas conseguiram a permissão do Ministério da Agricultura para a importação do sêmen de caprinos transgênicos da mesma universidade para que fêmeas de cabras gerem clones dos animais norte-americanos que já possuem transgenia para a produção da lisozima. As proteínas só são produzidas na glândula mamária do animal.

Os pesquisadores envolvidos no projeto também pretendem desenvolver a capacidade de produção da lactoferrina, por meio da criação de animais transgênicos que carreguem o gene dessa proteína.

O processo, que está na fase de produção do embrião, prevê a transferência nuclear de células somáticas. O gene humano da lisozima e da lactoferrina é inserido no genoma do caprino. A Unifor é responsável pela criação e pelo alojamento dos animais transgênicos.

O projeto vai ser realizado em diferentes etapas, que compreendem o estudo etiológico da diarreia no semiárido; o desenvolvimento do caprino transgênico; a análise proteômica e o desenvolvimento do leite; além de estudos pré-clínicos e clínicos com o leite.

De acordo com Luciana Bertolini, o leite pode atuar como fonte extranutricional de resistência a infecções. "A ideia é também ativar o sistema imunológico da criança que não mamou". O projeto teve início no Ceará e percorrerá outros estados do semiárido.

Conforme a bióloga, a estimativa é de que, daqui a cinco anos, o leite já possa ser distribuído para a população. A distribuição será feita pelo Ministério da Saúde. Os recursos para o projeto, orçados em R$ 6 milhões, são do Ministério da Ciência e Tecnologia.

INFANTIL
Mortalidade diminuiu, mas ainda é significativa

A taxa de mortalidade infantil no Estado sofreu uma redução de 13,3%, de 2006 para cá, mas ainda é um número significativo. Em 2009, a TMI foi de 15,7 por mil nascidos vivos.

Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Manoel Fonseca, a introdução do soro caseiro e dos agentes de saúde reduziram drasticamente a mortalidade por diarreia entre crianças, mas a doença está ligada também à falta de saneamento básico e de acesso à água tratada. "Ainda temos 35% da população do Ceará sem água tratada em casa, pessoas que acabam tendo de usar água de cisterna e de açudes". Para ele, essa é a origem do problema da diarreia que precisa ser combatida.

Aleitamento

O coordenador aponta o aleitamento materno como o principal mecanismo de defesa da criança contra a doença. O leite enriquecido com proteínas humanas vai agir como leite materno. "Funcionará como meio nutricional para quem tem intolerância à lactose e que precisa ingerir proteína animal importante para o crescimento cerebral". Para o professor da UFC Aldo Lima, a pesquisa que faz parte do projeto de produção do leite vai desvendar as principais causas da diarreia para combater e prevenir a doença.

LINA MOSCOSO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste
Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web