Leite de vaca pode proteger recém-nascidos
Pesquisadores estudam a imunidade contra a alergia à proteína do leite

Uma equipe de pesquisadores israelenses descobriu que o consumo precoce de leite de vaca por bebês aumenta a resistência destes a alergias perigosas provocadas pelo próprio leite.

Segundo a pesquisa desenvolvida pela equipe de Yitzhak Katz, da Universidade de Tel Aviv, se o bebê consumir leite de vaca nos primeiros 15 dias de vida ele desenvolverá imunidade contra a Alergia de Proteína do Leite de Vaca (CMA na sigla em inglês).

No estudo, os pesquisadores examinaram 13.019 crianças. Os bebês que ingeriram uma fórmula com proteína de leite de vaca nos primeiros 15 dias de vida ficaram 19 vezes mais protegidos de desenvolver a CMA do que os bebês que foram alimentados depois de 15 dias. A CMA provoca erupção cutânea, problemas respiratórios, choque e até a morte.

A equipe de Katz ainda não conseguiu determinar a quantidade de proteína de leite necessária para produzir o efeito protetor, mas ele sugere uma única mamadeira durante a noite para as mães que estão amamentando, embora reconheça que sejam necessários estudos mais conclusivos.

Fonte: Zero Hora / RS
Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web