Coisas do meu sertão: A coalhada
Você já comeu coalhada?! Derivada do leite é comum na região de Vila Nova do Piauí e adjacências o consumo deste prato acompanhado de açúcar e farinha.

Na época do ‘inverno’, período em que a pastagem proporciona uma quantidade maior na produção de leite, nas residências mais simples onde o proprietário tira o leite de duas ou mais vacas, depois de assegurar o alimento do dia, o restante a patroa bota para coalhar, de preferência em um recipiente feito de barro.

Quando é por volta das 03 da tarde é hora de tirar a nata que é recolhida e utilizada como tempero nos alimentos, e o restante é reservado para fazer a famosa manteiga da terra. E a coalhada? Bem, a coalhada é servida para os membros da família ou para os visitantes que, nesta época, busca na casa de amigos saboreá-la; a sobra vai para a mochila a fim de secar o soro para depois, quando juntar um volume considerável, levar ao fogo para assim fazer o queijo.

Leia abaixo e confira mais informações!

A coalhada é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, pois como ocorre, nos demais leites fermentados, seus elementos (do leite) são parcialmente pré-digeridos durante o processo de fermentação.

A coalhada contribui pelo equilíbrio do ecossistema intestinal promovendo o seu balanceamento e, como resultado, modulando diarréias causadas pelo uso de antibióticos, por situações de stress e por tratamentos infecciosos, quimioterápicos e radioterápicos. Também atua na regularidade intestinal, principalmente para idosos.

ALGUNS BENEFÍCIOS

. Reduz o colesterol sangüíneo (efeito anticolesterolênico).
. Modula as diarréias causadas pelos tratamentos com antibióticos, quimioterapias, radioterapias e por situações de stress.
. Alto valor nutritivo.
. Melhora a digestão da lactose.
. Recupera e equilibra a flora intestinal.
. Melhora as funções intestinais.
. Melhora a absorção do cálcio e proteínas do leite.
. Desintoxica o intestino.
. Aumenta a expectativa de vida.
. Inibe a ação de bactérias patogênicas.
. Tem efeitos anticarcinogênico.


Fonte: FRANCISCO DE ASSIS SOUSA
Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web