Ministro da Educação diz que Enem poderá ser obrigatório
Marcello Casal Jr/ABr
Haddad avaliou que “ainda nesta década” o exame deve acabar com os vestibulares

Da Agência Brasil

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (12) que a universalização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) faria da prova um melhor indicador da qualidade do ensino.

Atualmente o exame é voluntário. Mas, o PNE (Plano Nacional de Educação), que tramita no Congresso Nacional, prevê que o Enem se torne um componente do currículo e, portanto, obrigatório.

No ano passado, 56% dos concluintes do ensino médio fizeram a prova. Outras avaliações aplicadas pelo Ministério da Educação, como a Prova Brasil, são universais.

- Seria uma atividade obrigatória para a conclusão dos estudos. Não significa que o estudante precisaria atingir uma nota específica, mas a mera participação [seria suficiente]. Seria como o Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes] em que todos os alunos são convocados a fazer a prova e obrigados a participar.

Haddad avaliou que “ainda nesta década” o Enem deve acabar com os vestibulares. Desde 2009, a prova passou a ser usada como critério de seleção por parte das universidades públicas, o que fez crescer o número de inscritos no exame.

Para o segundo semestre de 2011, foram oferecidas 26 mil vagas em 48 instituições públicas de ensino superior, por meio do Enem, no Sisu (Sistema de Seleção Unificado).

- Vai ser natural esse movimento das universidades de abrirem mão de algo que não diz respeito a elas [cuidar dos exames de seleção]. Em lugar nenhum do mundo é assim. A evolução tem sido muito boa e nosso prognóstico é que a cada ano haverá mais vagas para ingresso no Sisu e no ProUni [Programa Universidade para Todos].
12/09/2011 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web