Enfermeira professora do ICEU é premiada com o Projeto Pacotinho
Enfermeira e professora Giovana Dallemole Paloschi
Enfermeira e professora Giovana Dallemole Paloschi, coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da cidade de Campo Erê, foi premiada na cidade de Chapecó com o Projeto Pacotinho. 


Importante trabalho, pois, a dificuldade em pacientes do ESF II Cohab – Vila Feliz Campo Erê/SC em aderir aos tratamentos principalmente pelo analfabetismo, que é elevado na população adulta do bairro, é o maior responsável pelas falhas terapêuticas com conseqüentes internações hospitalares e em centros psiquiátricos muitas vezes evitáveis com a simples adesão ao tratamento. Mas como conseguir essa adesão se o paciente não sabe ler? E como mudam os formatos dos comprimidos a cada nova compra licitatória, como o paciente organizaria sua medicação? Daí a necessidade em se desenvolver soluções.

           Entretanto a população local adstrita ao ESFII apresenta aspectos heterogêneos, dificuldade de compreensão e baixo nível sócio econômico e educacional, que dificultam o entendimento do tratamento proposto. Aliado a isso dificuldades de leitura principalmente em idades avançadas.

                 Diversas tentativas de orientar o tratamento do paciente já foram feitas sejam com estojos com compartimentos, ou bolsas com compartimentos de horários das medicações, todas apresentando algum grau de sucesso, mas ainda não tendo abrangência necessária a uma cobertura de adesão satisfatória. Não contribuindo para adesão 100% do tratamento, diminuindo a hospitalização e sucesso na cura ou controle das enfermidades.
Para Costa e Carbone (2004), as unidades básicas são capazes de resolver 85% dos problemas de saúde em sua comunidade, prestando atendimento de qualidade, evitando internações desnecessárias e melhorando a qualidade de vida da população.

               Tendo como base que a Estratégia Saúde da Família tem como principal objetivo contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS. Realizando atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, características do nível primário de atenção (BRASIL, 2006). O projeto do pacotinho faz-se necessário para que tenhamos uma adesão de 100% ao tratamento dos pacientes que não tem condição de aderir o tratamento por serem analfabetos, idosos, com um baixo nível sócio econômico e dificuldade de entendimento.

                       Para nós profissionais da Estratégia Saúde da Família, este projeto é importante por trazer subsídios de como solucionar grande parte ou todos os problemas relacionados a não adesão ao tratamento medicamentoso por falta de conhecimento ou condições de manter o tratamento. Esse projeto engloba o paciente e os profissionais das Estratégia Saúde da Família de forma integral e continua. Com a execução desse projeto, será possível levantar dados para implementação de uma assistência humanizada permanente e que vise sempre o bem estar do próximo.

Faça o download completo do projeto.

 
23/11/2011 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web