Fibrilhação (português europeu) ou Fibrilação (português brasileiro) Ventricular (FV)
Fibrilhação (português europeu) ou Fibrilação (português brasileiro) Ventricular (FV), determinada inicialmente por Carl Ludwig(1816-1895), é uma situação patológica caracterizada por traçado irregular, de amplitude variada e ondas grosseiras.

É responsável por 90% das paradas cardiorrespiratórias em ambiente extra-hospitalar [carece de fontes]. Seu tratamento é efetuada com o uso do desfibrilador.

A fibrilação ventricular é um tipo de arritmia cardíaca. Acontece quando não existe sincronicidade na contração das fibras musculares cardíacas (miocárdio) dos ventrículos. Desta maneira não existe uma contração efetiva, levando a uma conseqüente parada cardiorrespiratória e circulatória. A não existência da circulação do sangue impede a chegada de oxigênio e nutrientes ao miocárdio e a retirada do gás carbônico e produtos de metabolismo formados, diminuindo rapidamente a capacidade de contração cardíaca. Este círculo vicioso, se não revertido por tratamento imediato, leva à morte do organismo.

A contracção do coração implica a sincronização entre contracção de aurículas e, posteriormente, de ventrículos. Desta forma, o estímulo das fibras musculares na aurícula tem que chegar ao ventrículo, percorrendo um caminho ao longo de sucessivas fibras musculares cardíacas.

A fibrilhação ocorre devido a uma situação patológica em que a progressão do estímulo proveniente da aurícula não chega a entrar no ventrículo, formando como que um ciclo dentro da própria aurícula. Isto faz com que a aurícula contraia constantemente, sem haver contracção do ventrículo.

"Tem coisas que só você pode fazer. Então faça por você!" Venha pro ICEU você também.
Vídeos
18/04/2013 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web