Sistema Único de Saúde - SUS
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL

Políticas públicas - diretrizes que o Estado toma para atender a uma necessidade vivida ou manifestada pela sociedade, dentre elas aqueles relacionados à saúde.
A primeira república (1889–1930)
Nessa época, o país era governado especialmente por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a cafeicultura como o principal setor da economia. A mão-de-obra era composta por assalariados de origem européia.
Surgiu a industrialização, a expansão das atividades comerciais e o aumento da população urbana.
As epidemias, porém, assustavam as pessoas dispostas a vir para o Brasil.
O governo então, foi obrigado a criar e implementar os serviços e programas de saúde pública com Oswaldo Cruz à frente da Diretoria Geral de Saúde Pública. Ele organizou e implementou progressivamente as instituições públicas de higiene e saúde no Brasil e combateu as epidemias urbanas e, mais tarde, as endemias rurais.
As classes dominantes continuaram a ser atendidas pelos profissionais legais da medicina, isto é, pelos ‘médicos de família’. O restante da população buscava atendimento filantrópico através de hospitais mantidos pela igreja e recorria à medicina caseira.
Nasceu, então, a Previdência Social no Brasil.
Surgem as Caixas de Aposentadoria e Pensões – CAPs. Elas eram organizadas por empresas, de natureza civil e privada, responsáveis pelos benefícios pecuniários e serviços de saúde para os empregados de empresas específicas. As CAPs eram financiadas com recursos dos empregados e empregadores e administradas por comissões formadas de representantes da empresa e dos empregados.
Caracteriza ainda este período, o elevado padrão de despesa.
Sala de aula - Técnico Enfermagem - Apostilas
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web