Noções de Eletrocardiografia
O CORAÇÃO

O coração é um órgão musculoso oco, com tamanho aproximado de um punho fechado e com peso em média de 400 g. Tem cerca de 12 cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura. Localiza-se no tórax entre os dois pulmões (mediastino) com o ápice voltado levemente para o lado esquerdo, logo abaixo do externo.
É formado por 3 camadas musculares epicárdio (a mais externa), o miocárdio (região contrátil do coração), e o endocárdio (a mais interna). O coração é uma bomba contrátil, propulsora responsável por ejetar todo o sangue que até ele chega. Para tanto, apresenta movimentos de contração (sístole) e relaxamento (diástole), por meio dos quais o sangue penetra no seu interior e é impulsionado para os vasos sangüíneos.
O coração é dividido em quatro cavidades: a aurícula e o ventrículo da direita, e a aurícula e o ventrículo da esquerda. Enquanto a aurícula e o ventrículo do mesmo lado se comunicam entre si, não há nenhuma comunicação com as cavidades do outro lado: o sangue da metade esquerda não se mistura com o sangue da metade direita.
Sala de aula - Técnico Enfermagem - Apostilas
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web