Cartilha Para Educadores na prevenção do consumo de drogas na escola
Foto - Reprodução
CARTILHA PARA EDUCADORES

Educadores de ensino fundamental e médio são, cada vez mais, cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem lidar de modo efetivo com alunos que necessitam atenção especial nessa questão.

Se você é um desses educadores sob pressão, sabe que a tarefa não é fácil. E que, na maioria dos casos, você e seus colegas estão fazendo o que é possível, sem que tenham oportunidade de realmente planejar ações e discutir projetos mais estruturados na área.
Esta cartilha se propõe a oferecer subsídios teóricos e práticos para que seus esforços sejam mais alinhados com o que as pesquisas científicas têm apontado como mais eficaz no campo da prevenção do consumo de drogas na escola.

Faça as pazes com você mesmo(a)

Parte da ansiedade do educador sobre o que fazer em sala de aula e na escola como um todo, quando o assunto é drogas, vem do fato de que esse tópico não fez parte de sua formação profissional, é um conteúdo completamente ignorado na maioria dos cursos que habilitam educadores. Mesmo assim, é freqüente se observar educadores sentindo-se culpados, tentando explicar, meio na defensiva, o fato de não terem muito claro o que fazer com esse assunto.

Uma primeira consideração a fazer sobre a questão de como lidar com o tema drogas no seu cotidiano profissional é estar ciente de que a falta de clareza sobre como agir não é fruto de uma dificuldade pessoal sua ou de problemas na sua formação acadêmica, mas o retrato não retocado de uma realidade que todos gostaríamos que fosse diferente.

Admitido esse fato, não há porque se defender da pressão para que você “faça alguma coisa”, organizando atividades nas quais você não acredita. Exemplo disso são as palestras que, uma vez por ano, alertam para os perigos das drogas, mas não conseguem estabelecer um diálogo realmente franco com os adolescentes.
Sala de aula - Técnico Enfermagem - Drogas
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web