AFINAL, Tomar leite FAZ BEM?
MITOS E VERDADES
(segundo Nutricionistas)

O leite deve fazer parte de uma alimentação em todas as idades?
Sim. O leite contém quase todas as substâncias essenciais para a nutrição humana, como por exemplo o cálcio.

Leite é bom para os dentes?
Sim. Como é rico em cálcio, fósforo, magnésio e vitamina D, dá suporte à formação e desenvolvimento dos dentes e tecidos orais em crianças.

Leite engorda?
Se fizer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, não. O leite integral possui em média 120 calorias enquanto um copo de leite desnatado oferece apenas 80. Os nutricionistas recomendam o leite desnatado para adultos, pois não possui gordura saturada.

Leite quente auxilia no sono?
Sim. Além do cálcio, que é considerado um ajudante de relaxamento, o leite é rico também em triptofano, que o organismo converte em serotonina - um hormônio natural que ajuda no relaxamento. Prefira o desnatado.

O café tira o efeito benéfico do leite?
Compostos como taninos, presentes no café, podem reduzir a digestibilidade das proteínas do leite e interferir na absorção do cálcio.

O chocolate também tira o efeito benéfico do leite?
Isso é um mito. A quantidade de oxalato (substância que prejudica a absorção do cálcio) presente no chocolate é insignificante.

Leite com manga faz mal?
Isso não passa de um mito popular.Para diminuir o consumo de leite por parte dos escravos os senhores de engenho e sabedores da grande quantidade de manga que os escravos consumiam, diziam que tomar leite com manga poderia levar à morte. Daí o folclore.

Leite é bom para gastrite?
O leite de vaca tem uma quantidade significativa de gordura e proteína, dois nutrientes que retardam o esvaziamento gástrico, portanto indivíduos com gastrite devem consumir apenas leite e derivados desnatados para facilitar a digestão.

Então, o leite ajuda a combater a osteoporose?
Sim. Os produtos lácteos fornecem um mix único de nutrientes que contribuem para potencializar a densidade óssea e retardar a perda óssea relativa ao envelhecimento.

Tenha MAIS EQUILÍBRIO, para ter ossos saudáveis precisamos comer bem e com variedade, incorporando minerais e vitaminas diferentes.

Fonte: Mais Equilíbrio Saúde e Estética
Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web