Whey protein ou leite: qual o melhor para criar músculos?
Criar músculos requer muita proteína. Duas fontes populares de proteína são o leite e a whey protein.

O leite é feito de 80% de caseína e 20% de whey protein e é a fonte mais antiga de proteína. Hoje em dia a whey protein é a fonte mais recente de proteína e está tomando o mercado como uma tempestade.

Independente de qual fonte de proteína você vai usar para construir músculos, as duas são muitos boas para isso mas apresentam características particulares que veremos abaixo:

Taxa de digestão whey protein X leite
A whey protein é uma proteína de rápida digestão quer a torna ótima para ser consumida quando o corpo precisa urgentemente de aminoácidos. Após a ingestão a whey protein vai direto para o intestino onde é absorvida pela circulação sanguínea. Já a principal proteína do leite, a caseína, tem uma taxa de digestão mais lenta. A caseína forma um gel no estômago, fazendo com que o organismo demore mais tempo para absorvê-la.

Benefícios da whey protein e da caseína
A whey protein aumenta a síntese proteíca antes e depois do treino, que são os períodos mais críticos para o crescimento muscular. Al´´em disso a whey protein também aumenta a glutationa, um antioxidante poderoso que as pesquisas sugerem ter capacidade de combater o câncer.

Já com o leite, beber um copo após o treino aumenta a síntese de proteínas> o leite também contém insulina, um fator de crescimento muscular. Pesquisas sugerem que beber leite após o treino hidrata melhor do que a água ou uma bebida repositora de sais minerais.


Tanto a whey protein quanto o leite são boas fontes de cálcio para os ossos.

Quando consumir a whey protein e o leite
Na tentativa de construir ou sustentar a massa muscular, o momento de consumo de substâncias é importante. Refeições crítica para o músculo são os seguintes: pré-treino, pós-treino, e antes de dormir.

A Whey protein com uma taxa de digestão rápida, juntamente com os seus meios para dilatar os vasos sanguíneos torna uma ótima opção para todas as refeições, exceto antes de dormir. Antes de deitar, uma proteína de lenta digestão é melhor, uma vez que irá proporcionar uma boa dose de proteína para ser usado como combustível em vez de catabolisar os músculos.

Enquanto isso, o leite é indicado antes de dormir e após os treinos, mas deve ser evitado o consumo antes do treino. A principal proteína do leite (caseína) tem uma digestão lenta e alto teor de gordura, levando muito tempo para suprir os músculos de aminoácidos.

Valor Biológico da whey protein e do leite
O valor biológico é uma medida de como o organismo utiliza uma proteína particular. ìndices mais altos indicam geralmente uma proteína de alta qualidade. O leite tem um valor biológico de 91, enquanto o da whey protein é de 104.

Fonte: Saúde & Força www.saudeeforca.com
Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web