Cálcio, queijo fresco e 'Teste Saúde' à mesa
Boa opção para dietas ou na terceira idade se a dentição estiver afectada, o queijo fresco interessa do ponto de vista nutricional. Mas não substitui uma refeição principal.
O queijo é rico em proteínas, vitaminas (por exemplo, do complexo B, A e D) e sais minerais. O teor em vitamina A é mais elevado no gordo. As proteínas do leite e, portanto, do queijo, oferecem um elevado valor biológico. Contêm aminoácidos indispensáveis, que o organismo não consegue produzir. Além de pobre em açúcar, o queijo é rico em cálcio. Graças às proteínas e à boa relação com o fósforo, aquele é bem assimilado pelo organismo.
Oito anos após o último estudo, a Deco Proteste analisou o queijo fresco e detectou uma melhoria. Mas, no final do prazo de validade, a higiene e a degustação continuam a não ser as melhores no queijo tradicional embalado. Das amostras testadas, apenas uma passou na higiene. Ainda assim, a associação de consumidores não encontrou microrganismos patogénicos que ameacem a saúde. Já os queijos de longa duração revelaram excelentes resultados.
Boa opção para dietas, o queijo fresco pode ser consumido ao pequeno-almoço e lanche, para juntar ao pão (por exemplo, com compotas, outros queijos ou fiambre). Mas não é alternativa a uma refeição completa, como o almoço ou jantar, que inclui sopa, prato e fruta. Nestes casos, deve ser consumido de forma esporádica, com pão de cereais, alface, tomate, milho ou outros. Pode também ser uma alternativa para quem não tem possibilidade de almoçar "à mesa". Outra sugestão: utilize em saladas, em vez dos queijos mais gordos, como o mozzarela. Na terceira idade, é uma mais-valia se a dentição estiver afectada.
Como é um produto perecível, a sua produção deve respeitar todas as regras de higiene e conservação. Se uma destas condições falhar ou for fabricado a partir de leite de má qualidade, pode ocorrer uma contaminação. A qualidade é afectada pelo mau armazenamento. Uma temperatura inadequada, por exemplo, favorece a multiplicação de microrganimos.
Não compre queijo fresco sem o prazo visível ou fora da validade. Se a data foi ultrapassada, avise o responsável da loja. Prefira os produtos que estejam a temperaturas inferiores a 5ºC e evite os dos expositores onde o valor não está visível. Verifique as condições higiénicas da loja. Um local pouco limpo dificilmente vende alimentos de boa qualidade.
Tags: Ciência, saude

Fonte: DN Portugual
Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web