Estudo revela pequeno grupo que bebe leite tem problemas respiratórios
Muitas pessoas acreditam que beber leite pode levar à congestão do trato respiratório, mas estudos geralmente descartaram o fato como lenda infundada. Num experimento conhecido, cientistas descobriram que até pessoas inoculadas com o vírus da gripe comum não apresentaram um aumento estatisticamente significativo em sintomas ou secreções nasais quando tomaram leite.

Entretanto, um novo relatório sugere uma possível explicação: apenas um pequeno grupo de pessoas são suscetíveis. A teoria é descrita no Medical Hypotheses, uma publicação dedicada a teorias biomédicas ousadas, às vezes radicais.

Em seu relatório, os autores apontam estudos que mostram que nem todo leite é igual. Alguns tipos de leite, de certas raças de vacas, contêm uma proteína chamada beta-CM-7, que, segundo alguns estudos, estimula glândulas no trato digestivo. Essas glândulas também são encontradas no trato respiratório, onde sabe-se que elas produzem muco em quantidade exagerada em condições causadas por inflamação, como asma.

Os autores afirmam que consumir leite que contém a proteína beta-CM-7 pode estimular mucosidade no trato respiratório, especialmente em pessoas com condições pulmonares crônicas.

"Esses pré-requisitos", eles escrevem, "podem explicar por que apenas um subgrupo da população, que teve a produção de muco do trato respiratório aumentada, descobre que muitos dos sintomas, incluindo asma, melhoram com uma dieta sem laticínios".

Assim, pode haver uma relação entre leite e mucosidade do trato respiratório em algumas pessoas, mas por enquanto isso é apenas uma hipótese.

Fonte: New York Times
Sala de aula - Técnico Laticínios - Artigos
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web