Mulheres usam pílula para não menstruar. É perigoso?
É muito comum, em época de férias, mulheres usarem pílulas anticoncepcionais de maneira ininterrupta para evitar a menstruação. Principalmente para quem tem muita cólica ou grande fluxo menstrual, pode ser uma alternativa para curtir a praia sem preocupação.
Apesar do grande número de mulheres adeptas dessa tática, ainda há muita dúvida se isso pode ou não fazer mal à saúde. De acordo com Rogério Guimarães, diretor da Clínica Ânima, em São Paulo, a pílula pode ser usada de forma contínua, mesmo que por um curto período, como somente no verão. Existem vários estudos mostrando que isso não causa nenhum prejuízo à saúde.
Só há contra-indicações para mulheres com antecedente de trombose, doença cardiovascular ou com presença de trombofilia hereditária. Mas não podemos esquecer as reações pessoais às pílulas.
Se você é daquelas que já usaram esse método contraceptivo e tiveram sensação de inchaço, ganharam peso e mais celulites, é melhor não arriscar. Outro inconveniente são os escapes. Aí, não tem como prevenir nem evitar.
- São períodos de sangramento de pequena intensidade durante o uso da pílula. Ocorrem com mais frequência com o uso da pílula contínua e mais ainda quando se toma por um período curto.
Por isso, é melhor pesar os prós e os contras. Pior do que menstruar na praia é ficar inchada, engordar e ainda ganhar umas celulites extras de brinde.