Pesquisadores americanos avaliaram mais de 50 mil mulheres e descobriram que as mulheres obesas que nunca tiveram filhos – ou que ficaram grávidas após os 30 anos – têm mais chances de desenvolver um tipo de câncer de mama chamado carcinoma lobular invasivo.
Esse tipo de câncer tem início nas glândulas produtoras de leite, mas invade o tecido mamário e se espalha para outras partes do corpo. É mais provável que ocorra em ambas as mamas. O carcinoma lobular invasivo representa de 10% a 15% dos cânceres de mama.
Para chegar ao resultado, os cientistas da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisaram o histórico de 50 mil mulheres nascidas entre 1912 e 1986. Eles descobriram que as obesas que nunca tiveram filhos têm três vezes mais chances de desenvolver esse tipo de câncer. Já aquelas que tiveram filhos após 30 anos, o risco é 2,5 vezes maior.
De acordo com um dos autores do estudo, Polly Newcomb, os resultados são preocupantes porque é cada vez mais comum encontrar mulheres nessas condições.
Nos Estados Unidos, a incidência do carcinoma lobular invasivo começou a crescer na década de 90, e atualmente já chega a 20% do total de casos.
Para Newcomb, as mulheres precisam ficar atentas aos fatores que podem ser evitados, para que o risco de desenvolver um câncer não seja maior.
- Já existem evidências de que a obesidade, o sedentarismo e o abuso de álcool são fatores de risco para câncer. Mas todos eles podem ser revertidos.