Somar, dividir, subtrair e multiplicar podem ser divertidos? As quatro operações estão em jogo
Matemática

As quatro operações estão em jogo


Somar, dividir, subtrair e multiplicar são operações tão divertidas e emocionantes quanto uma partida de videogame
Por Juliana Lambert

Objetivos:

  • Criar um ambiente facilitador e prazeroso para aprender matemática;
  • Utilizar jogos e atividades lúdicas para introduzir as quatro operações;
  • Reforçar o conteúdo ministrado em sala de aula e trabalhar dificuldades apresentadas pelos alunos;
  • Estimular a sociabilização, o respeito e o trabalho em equipe.

Uma cena nada comum se repete semanalmente entre as turmas do Ensino Fundamental I do Colégio Mater Amabilis, de Guarulhos (SP): os alunos aguardam ansiosos pela aula de Matemática. A turma segue empolgada para o Laboratório de Matemática, pronta para desbravar um verdadeiro "salão de jogos". O espaço é ideal para introduzir o conceito de uma operação, reforçar o conteúdo, trabalhar uma dificuldade comum da classe e, claro, se divertir. A coordenadora do Laboratório de Matemática, Mônica Dorsa, garante que, embora o momento seja descontraído, não se trata de uma simples brincadeira. "Por trás dos jogos há sempre um conteúdo e a possibilidade de desenvolver novas habilidades e competências", afirma.

O trabalho é resultado da união entre a direção, coordenadores e professores. A coordenadora do Laboratório está sempre em sintonia com as professoras polivalentes e prepara os jogos de acordo com os conteúdos ministrados em sala de aula. As professoras aplicam as atividades e avaliam os resultados, dando o feedback para que a coordenadora possa aperfeiçoar ou criar novas atividades para abordar os conteúdos. Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Mariléia Brazan, as atividades mudaram a percepção do educando. "A Matemática deixou de ser temida e vista como um problema para se transformar em um desafio", explica. Acompanhe alguns jogos que fazem parte da coletânea do Colégio Mater Amabilis (alguns são criados pelo próprio colégio, outros aperfeiçoados e também retirados de literaturas) e transforme a aula de Matemática em um programa emocionante!

Essa atividade foi criada pela coordenadora Mônica Dorsa e visa trabalhar a multiplicação (tabuadas do 2, 3 e 4).

1. Com uma caixa de papelão pequena e aberta, prepare a base do tabuleiro. Utilize imagens de uma ilha ou desenhos para fazer o fundo.
2. Produza três tabelas (conforme abaixo) e inclua o desenho de um paraquedas na primeira coluna de cada tabela. foto2:
3. Cole as tabelas no tabuleiro e encape com papel contact transparente.
4. Também com papelão e papel colorido, construa um dado com faces contendo os números 2, 3 e 4.
5. Divida a turma em trios e, com um botão grande ou um pino, faça três marcadores. Distribua um para cada jogador para que coloquem em paraquedas.
6. Para iniciar o jogo, o aluno deve lançar o dado e verificar se um dos números da sua fileira é múltiplo do valor obtido no dado.
7. Cada jogador poderá movimentar o seu marcador apenas uma casa em cada jogada, para frente ou na diagonal.
8. Ganha o jogo aquele que primeiro chegar à sua última fileira, conseguindo, assim, encontrar a ilha do tesouro.
Fotos
25/12/2010 - Notícias
Mafraweb - Desenvolvimento de sites e soluções web