Com base na experiência de 14 anos do Bairro-escola, a Universidade de Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), por meio respectivamente do Advanced Leadership Initiative e do Center for Future Civic Media, incubam o projeto Open City Labs (www.opencity.org.br ).
A ideia consiste em lançar mão das novas mídias para constituir uma plataforma digital que pesquise, selecione e dissemine informações relevantes nas cidades, otimizando os recursos existentes, conectando as pessoas e fortalecendo as redes sociais.
De 28 a 30 de abril, o projeto será apresentado e discutido no seminário Think Tank III: Revitalizing Cities, na Universidade de Harvard. Participarão estudantes, pesquisadores e parceiros como o Aprendiz, o MIT, Stanford, USP e BandTec. O objetivo é identificar métodos e tecnologias que tornem o Open City Labs uma plataforma livre e de fácil acesso para o maior numero de pessoas em diferentes centros urbanos. Para dar conta dessa tarefa, inclusive, já conta com o apoio da Google e da IBM.
Nas duas edições anteriores do seminário (Think Tank I e II) foram discutidas as questões: Inovações em Saúde e Inovação e Tecnologia da Educação. Resultados das apresentações e textos sugeridos pelos palestrantes podem ser encontrados nos links:
- http://blogs.hbr.org/innovations-in-health-care/
- http://blogs.hbr.org/innovations-in-education/
Na terceira edição serão debatidos exemplos concretos de estratégias inovadoras e comprovadas, como o Open City Labs, que respondem aos desafios urbanos mundiais.
Além de colaborar com o desenvolvimento da plataforma do Open City Labs, o Aprendiz desenvolve no Brasil o Bairro-escola Digital. O Bairro-escola Digital será um banco de dados dos potenciais educativos da cidade de São Paulo (SP) com o objetivo de oferecer a educadores, pais, estudantes, gestores e cidadãos em geral a oportunidade de identificar nos seus territórios potenciais parceiros e oportunidades de desenvolvimento humano e social. É dessa forma que a comunicação e as novas mídias vão colaborando para tornar as cidades mais inclusivas e educadoras e que o bairro-escola vai mantendo sua conexão com a inovação.