A Resolução nº 214/98, em seus artigos 1º e 2º do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) faz a definição de instrumentação cirúrgica como atividade de enfermagem, não sendo, entretanto ato privativo desta profissão, explana também sobre o profissional de enfermagem que atua como instrumentador cirúrgico, por força de lei, subordina-se exclusivamente ao enfermeiro responsável pela unidade, ou seja, Centro Cirúrgico (BRASIL, 1998).
O profissional de instrumentação cirúrgica, é um pessoa que atua em interação com a equipe cirúrgica, sua responsabilidade é zelar pelo instrumental e equipamentos usados pelo cirurgião e seu assistente. O bom instrumentador planeja-se antes da cirurgia dar o inicio, provendo e organizando o material a ser utilizado.
Como qualquer dos outros elementos da equipe, o instrumentador deverá reger-se por normas de conduta pertinente à sua posição, bem como guardar sigilo profissional (A PROFISSÃO, 2006).
Com a crescente rede de hospitais e crescimento da população esta especialização técnica têm sido cada vez mais procurada. A instrumentação cirúrgica nasceu no século XX no período de maior crescimento nas cirurgias e com isso, o papel do instrumentador cirúrgico também ganhou destaque. Tornou-se necessário cada vez mais qualificar profissionais para trabalhar nessa área tão importante para a medicina.
O curso de instrumentação cirúrgica tem como objetivo especializar os técnicos de enfermagem para a prática profissional de Instrumentação Cirúrgica, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente.
Duração: 10 meses
Teoria : 183 h/a
Provas Online: 55 h/a
Estágios: 119 h/a
Total: 375 h/a
Turnos: FDS ( FINAL DE SEMANA) Sábados ou Domingos (manhã/Tarde) de 07:30h as 17:20h.
Descrição:
Estágios durante a semana de acordo com as disponibilidades do participante
A área de enfermagem se tornou algo muito promissor nos últimos anos, tanto que muitas pessoas passaram a se especializar, você que já possui o curso técnico em enfermagem, também pode adquirir mais um ponto na escala de seu currículo com o curso de especialização em instrumentação cirúrgica.
Objetivo:
Especializar os profissionais da saúde para a prática profissional de Instrumentação Cirúrgica, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente.
Certificados:
Ao concluir o curso, o aluno recebe o certificado de Instrumentação Cirúrgica.
Temas abordados no curso:
Ambientação profissional e bloco operatório
Instrumentação cirúrgica
Público alvo:
O candidato deve possuir 18 anos completos e ter concluído o curso Técnico em Enfermagem ou Enfermagem.
Onde atuar:
O egresso do curso de Instrumentação Cirúrgica pode atuar em centros cirúrgicos e em pequenas cirurgias nos setores de pronto socorro e ambulatório, desempenhando atividades de enfermagem em equipe multiprofissional sob supervisão do enfermeiro.
Mercado de trabalho:
Neste contexto, as especialidades cirúrgicas vêm sofrendo grandes transformações em função do avanço da própria medicina, investimentos e tecnologia. A competitividade no mercado de trabalho exige cada vez mais que os profissionais sejam bem preparados nas dimensões técnica, científica e comportamental nas diversas áreas de atuação.
Programa
Importância e Historia da Cirurgia
Biossegurança em Ambientes Cirúrgicos
Bloco Operatório
Centro de Recuperação Anestésica
Centro de Material Esterilizado
Classificação dos Artigos
Conceitos
Principais Agentes Anti-sépticos
Preparo do Material e Armazenamento
Limpeza
Desinfecção
Esterilização
Centro Cirúrgico
Sala de Cirurgia
Equipe Cirúrgica
Instrumentador Cirúrgico
CODIC – Código de Deontologia do Instrumentador Cirúrgico
Resoluão COFEn 214/1998
Preparo da Equipe Cirúrgica
Paramentação Cirúrgica
Degermação
Luvas Esterilizadas
Avental
Posicionamento da Equipe Cirúrgica
Posicionamento do Paciente na Mesa Cirúrgica
Eletrotermocautério
Classificação das Cirurgias Quanto à Presença de Microorganismos
Tempos Cirúrgicos
Sondas e Drenos mais Usados em Cirurgia
Planos Cirúrgicos
Preparação do Campo Cirúrgico
Colocação dos Campos Cirúrgicos
Anti-sepsia da Pele
Material Cirúrgico
Nós e Suturas
Colocação da Agulha no Porta-Agulhas
Técnicas de Sutura
Gestos mais Comuns
Preparo da Mesa de Mayo
Terminologia Cirúrgica
Montagem das Caixas Cirúrgicas
Esterilização e Conservação do material
Estágio Supervisionado